O GACEL tem por finalidade a promoção e dinamização de formas de aprendizagem e de desenvolvimento cultural da população limiana, a elaboração de estudos relacionados com as áreas em que desenvolve a sua actividade, apoiar e estimular o aparecimento de projectos inovadores nas artes do espectáculo, fomentar a prática de actividades saudáveis de ocupação de tempos livres da população limiana, o desenvolvimento de acções de formação profissional.
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
BOAS FESTAS
"TURQUIA - Uma jóia da nossa tradição ancestral" in Revista Limiana, nº 20 Dezembro 2010
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
Um Grito de Liberdade
Trata-se de uma peça de teatro inédita. A primeira reunião preparatória decorreu ontem na sede do DUPLAFACE em Faldejães - Arcozelo.
terça-feira, 9 de novembro de 2010
Concurso Nacional de Teatro 2010 - VENCEDORES
O Rosquedo - Mensagem de congratulações da Junta de Freguesia de Ribeira
Exmº. Senhor:
Presidente.
Tendo conhecimento do êxito que a peça de teatro "O Rosquedo" tem recebido, nomeadamente no seio das actividades desenvolvidas pelo Inatel, vem esta Junta de Freguesia congratular-se por esse êxito alcançado.
Agradeço que faça chegar a todos os componentes do V/ grupo este nosso voto de reconhecimento.
Bom trabalho.
Cumprimentos.
O Presidente da Junta,
Adelino Silva
AGRADECIMENTO
O GACEL agradece a mensagem e o reconhecimento que oficialmente nos foi endereçado pela Junta de Freguesia de Ribeira.
Procuraremos sempre desenvolver actividades que, dentro dos objectivos que nos orientam, tenham interesse para a comunidade contando sempre com o imprescindível apoio de todos quantos connosco tenham vontade de trabalhar.
Obrigado.
GACEL
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Concurso Nacional de Teatro - PROGRAMA
PROGRAMA
Sexta-feira, 5 de Novembro de 2010
10H00 - d'Orfeu Associação Cultural - Águeda (Aveiro)
11H15 - Associação Teatro Amador do Livramento - Teatro Infantil - Funchal
15H00 - Proscénium - Grupo de Teatro - Teatro Infantil - Lisboa
17H00 - Grutcape Companhia de Teatro - Funchal
21H30 - Associação Sorriso do Atlântico - Funchal
Sábado, 6 de Novembro de 2010
11H00 - Sociedade Recreativa e Dramática Eborense - Évora
16H00 - DUPLA FACE e GACEL - Ponte de Lima
22H00 - Companhia de Teatro Poucaterra - Entroncamento (Santarém)
Domingo, 7 de Novembro de 2010
11H00 - Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico - Setúbal
16H00 - Olimpo - Associação Recreativa e Teatral Jovens Amigos de Constantina - Leiria
Entrada livre - Venham ao teatro e divirtam-se....
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
Concurso Nacional de Teatro do INATEL - A final é já este fim-de-semana
Há muito teatro de qualidade para ser visto...
Aproveitem esta grande oportunidade...
O GACEL e o DUPLA FACE... estão lá... com O ROSQUEDO... É no sábado, ás 16 horas. Estão todos convidados...
Vamos procurar fazer boa figura...
Chovem amores na rua do Matador
Fundação INATEL - Concurso Nacional de Teatro 2010
CONCURSO NACIONAL
TEATRO | 2010
Os Concursos Nacionais da Fundação INATEL são organizados desde 2005 com o objectivo principal de estimular a criação artística por parte dos Centros de Cultura e Desporto da INATEL, numa grande demonstração de criatividade, inovação e preservação de tradições e cultura popular.
Recepção de candidaturas até 30 de Maio, nas Agências da Fundação
Eliminatórias Regionais
2 e 3 de Outubro
Finais Nacionais
5, 6 e 7 de Novembro
Auditório Municipal Diogo Bernardes - Ponte de Lima
(Distrito de Viana do Castelo)
Mais informações:
E-mail: cultura@inatel.pt
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
"O Rosquedo" regressa ao Teatro Diogo Bernardes
“O ROSQUEDO” CONQUISTA ACESSO À FINAL NACIONAL DO CONCURSO DE TEATRO DO INATEL
A representação resulta de uma parceria bem sucedida entre o grupo Duplaface da Associação Cultural e Recreativa de Arcozelo (ACRA) e o GACEL – Grupo de Acção, Cultura e Estudos Limianos. Numa altura em que os recursos são particularmente escassos, é muito importante potenciar e criar sinergias. Esta associação pode constituir um exemplo para ser usado noutras situações ou para concretizar projectos que individualmente se torna mais difícil atingir. A repartição de custos, a complementaridade de meios materiais e recursos humanos, o aumento da capacidade de iniciativa, entre outros, são aspectos a considerar quando se unem esforços para atingir um objectivo comum. Se atingido com sucesso os resultados são geralmente melhores do que seriam sem essa associação.
A peça teve estreia absoluta numa dupla representação no Teatro Diogo Bernardes em Abril último e foi posteriormente apresentada no decorrer das Ribeiríadas na Ribeira. O interesse e a curiosidade despertadas motivaram plateias bem compostas e uma crítica muito positiva. A sua selecção para representar Viana do Castelo no Concurso Nacional de Teatro da Fundação INATEL confirmou as expectativas geradas.
Após a representação em Matosinhos, os membros do júri teceram rasgados elogios à peça, à encenação e à representação, apesar da curtíssima experiência da larga maioria dos 22 actores. Mais tarde e depois de todas as representações reinavam a ansiedade e a expectativa que viriam a ser aliviadas com a escolha de “O ROSQUEDO” para estar presente na final nacional a realizar de 5 a 7 de Novembro, em Ponte de Lima, no Teatro Diogo Bernardes. A explosão de alegria foi grande e a satisfação e o orgulho ficaram bem vincados nos rostos de todos os membros do grupo limiano. A vitória saiu ainda mais valorizada pelas excelentes prestações da AACE – Associação Académica e Cultural de Ermesinde (Porto) e Tin.Bra - Grupo de Teatro Infantil de Braga (Braga).
A peça é baseada na obra do mesmo nome escrita por Delfim Guimarães, no início do século XX e retrata aspectos da vida social e histórias de amores e dissabores das gentes limianas, tendo sido adaptada ao teatro à menos de um ano por Domingos Morais.
O resultado obtido, a presença na final nacional de um concurso de teatro e o facto de defenderem “O Rosquedo” perante o público limiano confere-lhes uma responsabilidade acrescida. Com a expectativa em alta e como verdadeiros ensaios-gerais a peça será apresenta do Teatro Diogo Bernardes a 23 e 24 de Outubro.
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
Concurso Nacional de Teatro - INATEL altera o local da realização
Exmo. Senhor
Presidente da Associação
Vimos por este meio informar V. Exa. de que o local das Eliminatórias Regionais do Norte, dos Concursos Nacionais de Etnografia, Música e Teatro foi alterado.
Assim sendo, as referidas eliminatórias deixarão de ser no Auditório Municipal de Penafiel e decorrerão no Cineteatro Constantino Nery, sita na Avenida Serpa Pinto, 4450 Matosinhos.Contudo, mantêm-se todas as restantes informações que anteriormente haviam sido disponibilizadas a V. Exa, nomeadamente o horário indicado para comparecerem no local onde decorrerá a eliminatória.
Seguidamente se apresenta o alinhamento/programação destas eliminatórias a decorrer nos próximos dias 2 e 3 de Outubro de 2010.
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
INATEL - Concurso Nacional de Teatro: "O ROSQUEDO" está lá
domingo, 1 de agosto de 2010
Auto dos Turcos de Crasto
O GACEL na sequência do trabalho que tem vindo a desenvolver está empenhado em levar a cabo mais uma das suas iniciativas: Trazer a terreiro o Auto dos Turcos de Crasto.
Os ensaios decorrem com empenho.
Já no próximo sábado, pelas 22H, e como manda a tradição, no decorrer das festas em honra de N. S. da Cruz de Pedra este auto tão tradicional e com enorme significado neste local será apresentado.
A última apresentação ocorreu em 2001.
Esta é assim, uma oportunidade para viver e reviver o espírito e o espectáculo desta representação.
terça-feira, 25 de maio de 2010
terça-feira, 11 de maio de 2010
"O ROSQUEDO" - A próxima representação
domingo, 25 de abril de 2010
quarta-feira, 7 de abril de 2010
O Rosquedo
"Afinal o que vem a ser isso do rosquedo (...)"
Nos próximos dias 17 e 18 de Abril, o GACEL (Grupo de Acção, Cultura e Estudos Limianos) e o Dupla Face, levarão a palco "O Rosquedo", obra de Delfim Guimarães adaptada por
É uma peça divertida, para todas as idades e para a qual está toda a gente convidada.
Compareçam e divirtam-se.
...e lembrem-se de que "(...)Enquanto o mundo for mundo, o Rosquedo há-de continuar"
terça-feira, 6 de abril de 2010
GACEL - Grupo de Acção, Cultura e Estudos Limianos
A associação GACEL, surge da dinâmica criada com a revitalização de uma ancestral tradição da freguesia da Ribeira – O Drama de Santo António.
Das parcerias criadas para a realização desse evento, foi desenvolvida uma dinâmica de grupo e uma inter acção entre os vários intervenientes, que nos levaram a uma reflexão que nos permitiu chegar a esta conclusão: Em Ponte de Lima, existe um vasto leque de grupos, transversais às vastas actividades culturais, que procuram desenvolver a sua actividade, perfeitamente desintegrados dos restantes, havendo por isso um enorme desperdício de meios e recursos.
Partindo desta conclusão, fomos impelidos para a abordagem desta realidade, procurando encontrar a forma que nos permita contribuir para a resolução deste problema; Assim, questionamos o grupo para o seguinte:
1. Poderemos nós ser actores neste contexto e contribuir para a consciencialização desta necessidade, lançando bases para a resolução deste problema?
2. Existem em Ponte de Lima inúmeras pessoas que gostariam de ocupar o seu tempo livre, tanto na aquisição, como na oferta de experiências e saberes, nas mais variadas vertentes culturais.
• Como poderemos despertar nessas pessoas o interesse para partilharem esse tempo com a comunidade limiana?
3. Em Ponte de lima existem jovens com elevado potencial artístico que não encontram os parceiros que os encaminhem e apoiem na realização das suas próprias criações.
4. A cultura limiana é riquíssima nas suas tradições, nas suas gentes e no património cultural e artístico, encontrando-se muitos desses vultos que dignificaram com a sua acção e empenho o concelho e a sua cultura, envoltos num manto de ignorância e anonimato, enquanto que outros estão sobejamente estudados.
• Como poderemos inverter essa situação?
Foi com o propósito de dar resposta a estas situações, que um grupo de limianos, dos mais variados sectores sociais, decidiram lançar em Ponte de Lima uma associação que se dedique a explorar este riquíssimo filão da cultura limiana.
Assim, nasce o GACEL – GRUPO DE ACÇÃO, CULTURA E ESTUDOS LIMIANOS, que tem por finalidade, a promoção e dinamização de formas de aprendizagem e de desenvolvimento cultural da população limiana, a elaboração de estudos relacionados com as áreas em que desenvolve a sua actividade, apoiar e estimular o aparecimento de projectos inovadores nas artes do espectáculo, fomentar a pratica de actividades saudáveis de ocupação de tempos livres da população limiana, o desenvolvimento de acções de formação profissional, direccionadas para uma população maioritariamente jovem e extensíveis aos adultos em geral e à terceira idade, em diversas frentes socio-culturais.
Desde o dia 16 de Dezembro de 2009, altura em que foi outorgada a escritura notarial de constituição da associação que temos estado empenhados em dotar esta associação dos meios materiais e humanos capazes de a tornar a breve prazo numa referencia cultural no território limiano.
Neste curto espaço de tempo, foi já criado um grupo de teatro, composto por 42 pessoas, grupo esse que está a trabalhar uma peça concebida de raiz para o mesmo, por um jovem autor limiano desconhecido do público, que se inspirou na obra de Delfim Guimarães, – O Rosquedo.
Iniciaram-se já os trabalhos de ensaio, para que a peça seja estreada no próximo mês de Abril, no teatro Diogo Bernardes.
É uma das prioridades deste grupo o estimulo dos mais jovens para a criação de projectos inovadores e originais, no campo das artes do espectáculo.
Foi também iniciado por um outro grupo de elementos, os trabalhos de pesquisa, com o intuito de ser dado a conhecer uma figura que viveu em Ponte de Lima, nos finais do sec.XIX e princípio do sec. XX, trata-se de uma figura esquecida e ignorada, que desempenhou as funções de pároco da freguesia de S. Salvador da Feitosa, presidente da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, foi presidente da Casa de Caridade de nº Sº da Conceição, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, para alem de ser um ferrenho defensor do partido Regenerador.
Foi ele quem efectuou na igreja matriz de ponte de Lima, o Baptismo daquele que mais tarde haveria de ser considerado o mais ilustre dos poetas da gesta Limiana – António Feijó.
in:http://terradeponte.blogspot.com/2010/01/gacel-grupo-de-accao-cultura-e-estudos.html