“O Rosquedo” venceu este sábado, no Cine-Teatro Constantino Nery em Matosinhos, a eliminatória Regional Norte do Concurso Nacional de Teatro da Fundação INATEL.
A representação resulta de uma parceria bem sucedida entre o grupo Duplaface da Associação Cultural e Recreativa de Arcozelo (ACRA) e o GACEL – Grupo de Acção, Cultura e Estudos Limianos. Numa altura em que os recursos são particularmente escassos, é muito importante potenciar e criar sinergias. Esta associação pode constituir um exemplo para ser usado noutras situações ou para concretizar projectos que individualmente se torna mais difícil atingir. A repartição de custos, a complementaridade de meios materiais e recursos humanos, o aumento da capacidade de iniciativa, entre outros, são aspectos a considerar quando se unem esforços para atingir um objectivo comum. Se atingido com sucesso os resultados são geralmente melhores do que seriam sem essa associação.
A peça teve estreia absoluta numa dupla representação no Teatro Diogo Bernardes em Abril último e foi posteriormente apresentada no decorrer das Ribeiríadas na Ribeira. O interesse e a curiosidade despertadas motivaram plateias bem compostas e uma crítica muito positiva. A sua selecção para representar Viana do Castelo no Concurso Nacional de Teatro da Fundação INATEL confirmou as expectativas geradas.
Após a representação em Matosinhos, os membros do júri teceram rasgados elogios à peça, à encenação e à representação, apesar da curtíssima experiência da larga maioria dos 22 actores. Mais tarde e depois de todas as representações reinavam a ansiedade e a expectativa que viriam a ser aliviadas com a escolha de “O ROSQUEDO” para estar presente na final nacional a realizar de 5 a 7 de Novembro, em Ponte de Lima, no Teatro Diogo Bernardes. A explosão de alegria foi grande e a satisfação e o orgulho ficaram bem vincados nos rostos de todos os membros do grupo limiano. A vitória saiu ainda mais valorizada pelas excelentes prestações da AACE – Associação Académica e Cultural de Ermesinde (Porto) e Tin.Bra - Grupo de Teatro Infantil de Braga (Braga).
A peça é baseada na obra do mesmo nome escrita por Delfim Guimarães, no início do século XX e retrata aspectos da vida social e histórias de amores e dissabores das gentes limianas, tendo sido adaptada ao teatro à menos de um ano por Domingos Morais.
O resultado obtido, a presença na final nacional de um concurso de teatro e o facto de defenderem “O Rosquedo” perante o público limiano confere-lhes uma responsabilidade acrescida. Com a expectativa em alta e como verdadeiros ensaios-gerais a peça será apresenta do Teatro Diogo Bernardes a 23 e 24 de Outubro.
Sérgio Araújo